sábado, 18 de abril de 2009

Atividade 6.1 - Construção de Argumentos sobre "Variações Sobre Arte e Ciência"

Uma das questões levantadas no texto “Variações sobre Arte e Ciência” é a especialização das áreas e o engessamento das suas subdivisões. Como meu RA é ímpar (024865), desenvolverei uma linha de argumentação contra essa rigidez nas subdivisões.

É importante ressaltar que esse texto não representa, necessariamente, aquilo em que acredito. Trata-se apenas de um exercício de argumentação.


Especializar-se, segundo o dicionário Houaiss é “diminuir seu âmbito de atuação, aumentando a profundidade com que trata seu objeto”. É importante especializar-se, conhecer seu objeto de trabalho a fundo em seus mínimos detalhes. E é algo muito freqüente na ciência. O cientista continua seus estudos sendo cada vez mais estrito e focado, cada vez mais especializado.

Uma das demonstrações do aumento na especialização são os novos cursos universitários que abrem a cada ano. A área de Engenharia apresenta cada vez mais subdivisões. Áreas da Biologia, como Ecologia e Biotecnologia, hoje são cursos de graduação completamente desvinculados. Ao mesmo tempo, esses profissionais serão excelentes tecnicamente naquilo que se especializaram, mas podem ter bastante dificuldade para gerenciar uma equipe, para resolver problemas que saiam um pouco do escopo de sua especialidade.

É importante salientar que a especialização por si só não é algo negativo, mas o uso que se faz dela o é. Um especialista que sabe reconhecer suas limitações e buscar ajuda; que sabe se associar a outros especialistas em busca de um melhor resultado faz bom uso das especialidades. E o resultado dessas associações são equipes multidisciplinares, cada vez mais importantes no cenário atual cheio de especialistas.

São justamente estas equipes que quebram as fronteiras entre as especialidades. Este trabalho conjunto de profissionais de diversas áreas, cada um cobrindo aspectos de sua área de especialização, atinge um resultado mais amplo, mais completo, mais abrangente. É de profissionais assim, sem preconceitos contra outras áreas e outras especialidades que são necessários hoje em dia, pra garantir que o conhecimento possa ser bem aplicado à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário