quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atividade 8 - Proposição de temas

Com o título “Células-tronco: a raiz da polêmica clonagem”, a minha proposta é discutir os mitos e as crenças que rondeiam o assunto.

Para discutir a viabilidade e a ética envolvendo células-tronco e, de forma mais ampla, a clonagem, o melhor tipo de texto é o ensaio acadêmico. Tal escolha se deve ao fato do ensaio permitir uma discussão conceitual entremeada de opiniões pessoais, ainda que cientificamente embasadas.

Para contextualizar, é necessário fazer uma introdução sobre as células-tronco: o que são; como se trabalha com elas; o que já é possível, o que ainda não é e o que nunca vai ser; quais os principais problemas; quais as críticas e o porquê de tanta polêmica e, por fim, a relação delas com a clonagem.
Após apresentar as críticas e os motivos de polêmica, o texto é desenvolvido usando os argumentos científicos para derrubar as críticas, ou mesmo comprová-las.

A bibliografia para conceituar células-tronco na introdução deve ser técnica e credível. Livros-texto de biologia celular, genética e embriologia são boas indicações, mas como as pesquisas nessa área avançam vertiginosamente, tais livros podem estar desatualizados. Para informações mais recentes e acuradas, artigos científicos publicados em periódicos como “Cloning and Stem Cells”, “Stem Cells”, “Stem Cells Week” e “Stem Cells and Development” são os mais indicados.
A polemicidade e as críticas envolvendo o assunto podem ser consultadas na internet, em websites dos mais diversos tipos. Uma vez apresentados os principais mitos, estes podem ser derrubados, ou confirmados, com auxílio da bibliografia técnica citada anteriormente.

Figuras esquemáticas de cultura de células-tronco e clonagem são boas ilustrações para conceitos técnicos. Charges são um ótimo material para representar as crenças populares e os mitos. Não estou colocando nenhuma figura ainda por problemas de direitos autorais.

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