sábado, 11 de abril de 2009

Atividade 5.1 - Variações Sobre Arte e Ciência

Título: "Variações Sobre Arte e Ciência"

Autor e filiação institucional: "Octávio Ianni, professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo."

Palavras-chave (e Keywords): "Ciência e arte; Verdade social e representação artística; Linguagens; Narrativas; Sociologia do pensamento."

Resumo (e Abstract): "O texto propõe aproximações entre ciência e arte por meio de contrastes e semelhanças reconhecíveis nessas modalidades discursivas de conhecimento, como linguagens e narrativas singulares, dotadas de características próprias, mas que freqüentemente se valem de procedimentos e recursos alheios. Busca salientar tanto os usos de recursos ficcionais pelos textos científicos, como o contrário, as valências cognitivas e mesmo a reconstrução complexa de experiências sociais pelos textos literários, articulados por uma ambição estética."

Desenvolvimento: O texto se apresenta corrido sem uma separação de introdução do tema, nem de subdivisões em capítulos ou setores ao longo de seu desenvolvimento. Apesar de não apresentar outros elementos comuns e característicos aos textos científicos, o texto em questão não está em desacordo com o que geralmente é feito na área de ciências humanas.

Referências bibliográficas: Foram utilizadas 19 referências, sendo alguns trechos citados na íntegra.


A primeira questão acadêmica abordada pelo texto é a especialização das áreas, as diferenças. A forma como hoje em dia o conhecimento é cada vez mais focado, direcionado, subdividido. E como as características de cada uma dessas subdivisões são rígidas e específicas, causando um enorme desconforto, pois essa formatação imutável não é possível. Um exemplo interessante é a dissociação do pensamento filosófico da religião, do misticismo, da mitologia, como condição básica do pensamento científico, o que não ocorria com os gregos, grande filósofos que muito se baseavam na mitologia.

A segunda questão é justamente o contraponto da primeira, a prova de que tal subdivisão engessada não é viável. A mostra de que ciência e arte se misturam, coexistem. Que as fronteiras são facilmente transponíveis, que as diversas áreas de conhecimento se mesclam, se completam. A exemplificação fica por conta da declaração de que todos os textos são narrativas, ainda que de diferentes estilos, utilizando diferentes figuras de linguagem, metáforas.

3 comentários:

  1. Também citei em meu texto uma das questões que você citou, o fato de que arte e ciência e arte coexistem, além do fato de que o autor associa os textos científicos e filosóficos a narrativas.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Abordei também sobre a especialização em meu texto, porem, achei interessante o seu ponto de vista sobre o contra pronto.
    Congratulações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Priscila, tudo bem?

    também destaquei em meu texto a questao a respeito da especialização das áreas. Muito bom o seu texto e seus exemplos. PArabéns

    ResponderExcluir