Como nossa primeira atividade, temos de escrever um memorial de nossa vida acadêmica. E nos disponibilizaram um vasto material de consulta para nos referenciar nesta escrita.
Quero, aqui, fazer uma “análise” deste material.
O CLE da UNICAMP, o Canal Ciência, o Domínio Público e o Wikipédia trazem textos em terceira pessoa, bastante narrativos, um pouco descritivos e nada emotivos. Contam um pouco da vida pessoal dos cientistas (quando o fazem) e focam na carreira acadêmica, o que é de se esperar visto que se trata de um memorial acadêmico. Algumas das biografias são mais detalhadas, com um cronograma de feitos, conquistas, prêmios, descobertas dos cientistas; outras citam apenas aquilo que os fizeram famosos.
O último item me chamou a atenção: as “memórias” dos autores em suas teses de mestrado e doutorado.
Nesses casos, as “memórias” são escritas na forma dos Agradecimentos. Tais textos são em primeira pessoa, pouco narrativos e, principalmente, carregados de emoção. Não é possível conhecer a fundo a vida da pessoa. Nem no âmbito pessoal, tampouco no acadêmico. Mas vemos uma pincelada das várias pessoas que “compuseram” a pessoa que ali escreve.
Por fim, antes de escrever o que efetivamente devo, fico intimidada. Não tenho histórico, feitos, títulos, background, enfim, uma carreira, para escrever tal memorial. Mas já que faz parte da disciplina...
Eu tenho sentido raiva
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário