sexta-feira, 27 de março de 2009

Atividade 3.2 - Textos Descritivo e Argumentativo sobre o Trabalho

Texto descritivo:

As expressões artísticas do trabalho são tocantes. A pintura “Café” de Portinari é sóbria não só pelo assunto tratado como pelas cores escolhidas. Os tons de marrom e a pouca luz retratam a opressão dos “trabalhadores” de forma fidedigna, complementado pelo corpo arqueado dos que carregam as pesadas sacas de café nas costas.
A música Construção de Chico Buarque, por sua vez, parece mais alegre. As proparoxítonas ao fim de cada verso, no entanto, conferem um aspecto carregado à canção. A trágica história do trabalhador da construção é relatada de forma mágica tocando o próximo pela forma única como é contada. E o cantor parece bêbado ao cantar a história novamente de forma trôpega, trocando as últimas palavras de cada verso.


Texto argumentativo:

O salário mínimo é definido como o mínimo necessário para um indivíduo adulto suprir suas necessidades básicas. Primeiro é necessário considerar que o indivíduo adulto que recebe um salário mínimo muitas vezes tem de sustentar a si mesmo e a outras pessoas. Segundo, é preciso se levar em conta o que são essas necessidades básicas. O salário mínimo permite que se sobreviva ou que se leve uma vida digna?
Considerando o custo de vida, os hábitos de consumo e o comportamento do povo brasileiro, tal salário mínimo é aquém das reais necessidades dos trabalhadores e suas famílias. Muitos brasileiros estão sempre endividados, não conseguem honrar suas contas e seus compromissos. Obviamente cada pessoa deve aprender a administrar seu próprio dinheiro e a encaixar seus desejos e anseios dentro de seu poder aquisitivo, mas também cabe ao governo reconsiderar os custos de vida tais custos básico, seja provendo de forma mais justa e mais os auxílios disponíveis (saúde, educação básica de qualidade) ou aumentando os salários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário